Apresentação

O Congresso Ibérico de Basquetebol, CIB, celebra a sua décima segunda edição em 2024.

Este congresso tem sido realizado de forma itinerante em diferentes locais e países. Realizou a sua primeira edição na Universidade da Extremadura, Cáceres, em 2001, também na Universidade da Extremadura, Cáceres a sua segunda edição em 2003, consolidando este evento. A terceira edição foi realizada na Universidade do País Basco, Victoria, em 2005. A quarta edição, voltou à Universidade da Extremadura em 2007. A quinta edição foi organizada pela Universidade Católica de Múrcia, Cartagena em 2009. A situação socioeconômica da primeira década do século 21 causou um revés no periódico na celebração do CIB, com a sexta nova edição sendo realizada na Universidade da Extremadura, Cáceres em 2012, organizada pela Universidade da Extremadura. A sétima edição foi organizada pela Universidade Europeia de Madrid, em Madrid, em 2014. Em 2016, uma nova dimensão do CIB foi alcançada com a oitava edição do CIB deu-se início à abrangência para fora da Península Ibérica e desta forma tivemos simultaneamente o VIII CIB e o I Congresso Ibero-Americano de Basquetebol, em Huelva, patrocinada pela Universidade de Huelva. A nona edição do CIB e segunda edição do Congresso Ibero-Americano de Basquetebol, foi realizada em Florianópolis, Brasil, pela Universidade Federal de Santa Catarina. A decima edição do CIB e terceira edição do Congresso Ibero-Americano de Basquetebol, foi realizada pela Universidade da Extremadura, Cáceres, onde a comissão organizadora homenageou os criadores do evento. A decima primeira edição do CIB e quarta edição do Congresso Ibero-Americano de Basquetebol, foi realizada pela Universidade do Pais Basco em Vitoria-Gasteiz. E chegamos finalmente a Portugal na decima segunda edição do CIB e quinta edição do Congresso Ibero-Americano de Basquetebol, que será realizada pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

A celebração das edições anteriores significou a confirmação, consolidação, expansão e desenvolvimento da relação entre professores, investigadores, treinadores e profissionais inicialmente espanhóis e portugueses, que entraram no processo de se tornarem outros colegas europeus e ibero-americanos. Contatos, colaborações profissionais e relações pessoais são uma realidade consolidada, assim como a demonstração do trabalho colaborativo apresentado em edições anteriores entre pesquisadores, professores e técnicos de diferentes países, como Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Colômbia, Venezuela, Grécia, Estados Unidos, Portugal e Espanha.

Este Congresso teve como objetivo inicial ser um ponto de união entre investigadores, professores, formadores, estudantes e assistentes, em geral pertencentes aos países da Península Ibérica, Espanha e Portugal. Atualmente estas relações têm sido alargadas a países ibero-americanos, europeus e norte-americanos, ajudando-nos a conhecer e compreender a língua por si só, bem como os trabalhos e experiências que são desenvolvidos noutros países. É também apresentado como línguas oficiais, tanto o espanhol como o português, e o inglês, com o objetivo de se tornar um congresso de referência internacional.

O Congresso Ibérico de Basquetebol é o único congresso monográfico realizado no mundo que se realiza de dois em dois anos. O objetivo geral desta atividade educativa e científica é promover o encontro de investigadores e profissionais de basquetebol, de forma a melhorar o conhecimento de todos aqueles que se dedicam à oportunidade e ao treino de Basquetebol.

Neste congresso é abordado o estudo transversal do basquetebol e permite-nos analisar os seus problemas a partir de diferentes perspetivas, tais como:

  • Iniciação, Formação e Rendimento
  • Treino e Competição
  • Crianças, Jovens e Adultos
  • Mulheres e Homens
  • Populações Especiais e Populações Normais
  • Jogadores, Treinadores e Árbitros

Além disso, são apresentados os resultados de pesquisas realizadas em diversas áreas de pesquisa: 

  • Análise de Jogos
  • Didática
  • Psicologia
  • Fisiologia
  • Nutrição
  • Medicina
  • Pedagogia
  • Gestão e Direção Desportiva
  • Economia
  • Sociologia
  • Biomecânica
  • Tecnologias Aplicadas, etc.

Este evento científico e académico consolidou-se na oferta formativa de congressos científicos na área das Ciências do Desporto em Espanha, atingindo elevados níveis de excelência, quer pelas palestras convidadas desenvolvidas por especialistas internacionais, quer pela qualidade dos trabalhos livres apresentados pelos investigadores. Estes trabalhos realizados pelos grupos de investigação não só são apresentados durante o congresso, como são posteriormente divulgados à comunidade científica e à sociedade através de uma monografia, para as palestras convidadas, e em formato de artigo, para os melhores trabalhos de investigação apresentados. As três primeiras edições e comunicações livres foram publicadas na revista “Iberian Congress on Basketball Research”, criada especificamente pelo grupo editorial americano Sage Journal. Desde a quinta edição, em 2009, os melhores trabalhos apresentados no congresso foram publicados no Journal of Sports Psychology, que está indexado no JCR com fator de impacto. Esta ação foi pioneira no nosso país nos congressos de Ciências do Desporto, conferindo-nos uma elevada qualidade científica no congresso. Esta publicação foi resumida em diferentes edições de outras revistas, como “Cuadernos de Psicología del Deporte”, “E-Motion”, “E-Balonmano.com”, na “Revista Brasileira de Cineantropometria e Performance Humano”, na revista “International Journal of Environmental Research and Public Health”, indexado no JCR no primeiro trimestre.

A qualidade do Congresso Ibérico de Basquetebol e a produção científica derivada do seu desenvolvimento, tem permitido receber diferentes subsídios para a sua organização por parte do Ministério da Ciência e Inovação através de projetos competitivos para a organização de eventos, e governos regionais em Espanha.

Esta trajetória do CIB foi reconhecida externamente através do Prémio atribuído pela Câmara Municipal de Cartagena, Múrcia, para o MELHOR EVENTO DESPORTIVO 2009, para a organização do V Congresso Ibérico de Basquetebol.

O tema selecionado para o XII Congresso Ibérico de Basquetebol e V Congresso Ibero-Americano de Basquetebol, “ ORIENTAÇÕES DA INVESTIGAÇÃO PARA UM BASQUETEBOL PRÁTICO “, tem como objetivo proporcionar processos de informação e reflexão que permitam alcançar a excelência tanto no campo académico, através do aumento da qualidade científica na investigação relacionada com o Basquetebol, como na parte prática dos treinadores. A união entre rigor científico e planeamento prático será a chave para alcançar os melhores resultados desportivos, tanto do ponto de vista do desempenho desportivo como do desenvolvimento de jovens jogadores.

Por esta razão, apresentamos objetivo gerais que orientam o CIB:

  • Apresentar as tendências e resultados da investigação que está a ser desenvolvida para abordar o tema do Basquetebol de uma forma científica a partir de diferentes perspetivas.
  • Complementar à formação dos alunos que estudam este conteúdo curricular nas Faculdades de Ciências, Atividade Física e Desporto em particular e na Universidade em geral.
  • Capacitar os Profissionais de Educação Física e do Desporto (Professores, Técnicos em Animação de Atividades Físicas e Desportivas, Dinamizadores Desportivos, etc.) para atualizarem os seus conhecimentos com o intuito de posteriormente os aplicar no seu trabalho diário nos seus contextos específicos.
  • Finalmente, e mais importante, temos um lugar na ciência que é a fonte do que alimenta a parte prática, bem como a parte prática das ciências para resolver seus problemas.

Para cumprir estes quatro objetivos principais, o Congresso abrange diferentes áreas de aplicação, tais como:

  • A formação de jovens jogadores de basquetebol.
  • O papel do treinador no processo de formação dos jogadores de basquetebol.
  • A gestão administrativa e desportiva de entidades e clubes de basquetebol.
  • Análise do jogo e competição.
  • Necessidades da alta competição no basquetebol.

O estudo do basquetebol a partir destas áreas de aplicação permitir-nos-á ter uma visão global de todo o processo de formação que um jogador realiza, da intervenção realizada pelos agentes envolvidos nos processos de treino, das exigências da alta competição, para tentar atingir a excelência desportiva.

Para o efeito, foi selecionada a Comissão Organizadora, com um importante conhecimento profissional e científico que abrange o estudo do Basquetebol sob diferentes perspetivas (Educação, Formação, Desempenho, Psicologia, Iniciação, etc.). Os conteúdos presentes nos oradores convidados serão complementados com as intervenções dos convidados nas mesas redondas e com os contributos das comunicações livres que forem apresentadas.